[youtube https://www.youtube.com/watch?v=39PcRKePViY%5D
Os grandes vãos que definem o Lounge Renault, na CASA COR Rio de Janeiro 2015, já indicam parte dapreocupação que o escritório de Duda Porto teve com as soluções sustentáveis do ambiente de 100 m². Além da entrada de luz natural em abundância, quem visita o espaço também nota o frescor típico de lugares bem ventilados. “Nosso desafio era preparar um lugar que não lembrasse em nada a tradicional garagem, que só serve como depósito e para estacionar o carro”, diz o arquiteto. Com um perfil contemporâneo e despojado, o morador idealizado pelo profissional curte assuntos ligados a automobilismo e viagem. E ainda gosta de reunir os amigos em seu “lounge car” para trocar experiências sobre esses temas e lembrar os programas já feitos. Detalhes na decoração reforçam a ideia concebida por Duda e sua equipe, a exemplo das malas antigas que fazem as vezes de mesa de apoio, ao lado do sofá, e do mix de tecidos e texturas associados à rusticidade. A iluminação cênica, que inclui os canteiros do projeto de paisagismo – realizado em parceria com a Landscape, completa o cenário convidativo.
As tonalidades neutras e os materiais que remetem à natureza predominam no projeto de Duda Porto. O tom escuro presente na estrutura metálica, nos móveis do jardim e no acabamento dos canteiros está diretamente conectado ao carro na cor preto ametista.
Parte do aconchego se deve à combinação de revestimentos – piso, teto e brises de cumarudelimitam o ambiente junto com as paredes de porcelanato. O detalhe da treliça de HDF de reflorestamento serve para destacar a área destinada ao veículo. Repare na ardósia filetada, usada no piso do living.
Emoldurado por uma abertura na parede de gabião (tela metálica com pedras brutas dentro), o Novo Fluence parece uma obra de arte quando visto do jardim. Os brises permitem a entrada de luz natural e também favorecem a ventilação constante do espaço.