Continua após publicidade

Quarto Njinga: espaço infantil homenageia a rainha de Angola

Quarto de bebê assinado por Kesley Santiago é um contraponto às representações tradicionais e reflete a essência do continente africano

Por Maria Fernanda Barros
Atualizado em 31 Maio 2024, 12h20 - Publicado em 31 Maio 2024, 11h00

Kesley Santiago estreiou na CASACOR São Paulo 2024 apresentando uma nova perspectiva para a arquitetura e design de interiores. Inspirada por suas raízes ancestrais e pelo tema da edição deste ano, a arquiteta criou o Quarto Njinga: um quarto de bebê em homenagem à Njinga, a rainha de Angola e líder do povo Mbundu — que resistiu à ocupação europeia e à escravização por quatro décadas.

Para construir o espaço, Kesley se aprofundou nas suas próprias raízes, que descendem do povo Mbundu, um dos principais grupos étnicos de Angola. O ambiente de 25 m² busca valorizar suas origens ancestrais pautadas na nobreza e, por isso, foi preenchido por texturas e elementos simbólicos que remetem à diversidade cultural e à riqueza da região central da África.

Kesley Santiago - Quarto Njinga. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.

Kesley projetou não apenas o ambiente, mas também o mobiliário, papéis de paredes e enxovais. No projeto, as materialidades do quarto são representadas por meio da madeira, do sisal, do ferro e da palha — elementos importantes para a história do povo Mbundu.

Kesley Santiago - Quarto Njinga. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.

Cada elemento, desde as estampas até os aspectos naturais, foi escolhido para refletir a essência e a beleza do povo Mbundu, como a luminária África, que remete aos recursos naturais do território do reino Ndongo. Além disso, peças em barro, tapetes e uma poltrona criam a estética de um pavão com as asas abertas. 

Continua após a publicidade

Kesley Santiago - Quarto Njinga. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.

A riqueza histórica é enfatizada a todo o momento, explica a arquiteta: “Trago toda essa riqueza histórica para o design do quarto do bebê, em elementos como a madeira, utilizada nas construções das casas; o ferro, que era uma insígnia espiritual e política de força, sustento e linhagem; a geografia da savana que, além de sustento por meio da agricultura, foi palco de lutas entre os nativos e os portugueses; a hidrografia, que favoreceu e possibilitou a fuga dos nativos; os recursos minerais presentes em Angola, como o ouro, representados em detalhes dos mobiliários; os grafismos dos tecidos; e a materialidade do vime, sisal e palha.”

Kesley Santiago - Quarto Njinga. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.

SERVIÇO – CASACOR São Paulo 2024

Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073 – São Paulo (SP)
Quando: de 21 de maio a 28 de julho de 2024

Horário bilheteria:
Terça a sábado, das 12h às 22h
Domingos e feriados, das 11h às 21h

Continua após a publicidade

Bilheteria digital:
https://appcasacor.com.br/en/events/sao-paulo-2024

Valores dos ingressos:
R$ 111 – Inteira
R$ 56 – Meia-entrada

Compra de ingresso de meia-entrada: idoso a partir de 60 anos, estudante apresentando o documento válido com foto ou recibo de pagamento. Deficiente e seu acompanhante (conforme lei 12.933/13). A comprovação de meia-entrada será exigida na porta.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade