![feature_image Linha 2- Salvador, Brasil ; arquitetura; estação de metrô](https://preprod.casacor.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/7/2022/06/feature_image.jpg?quality=90&strip=info&w=1024&crop=1)
Projetadas por diferentes arquitetos ao redor do mundo, as estações de metrô são muito mais do que um sistema de transporte urbano e podem se tornar verdadeiras obras de arte – um exemplo de arquitetura de alta categoria.
Por isso, a seguir, conheça 8 estações de metrô de diversas cidades do planeta que apresentam uma arquitetura fascinante.
Elizabeth Line – Londres, Inglaterra
![elizabeth-line-crossrail-stations_dezeen_2364_col_4-852×568 Elizabeth Line- Londres, Inglaterra](https://preprod.casacor.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/7/2022/06/elizabeth-line-crossrail-stations_dezeen_2364_col_4-852x568-1.jpg?quality=90&strip=info&w=1024&crop=1)
A recém-inaugurada Elizabeth Line apresenta 10 novas estações centrais de metrô projetadas por diversos arquitetos: Aedas, Hawkins\Brown, WilkinsonEyre e Allies and Morrison.
![elizabeth-line-crossrail-stations_dezeen_2364_col_1-852×568 Elizabeth Line- Londres, Inglaterra](https://preprod.casacor.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/7/2022/06/elizabeth-line-crossrail-stations_dezeen_2364_col_1-852x568-1.jpg?quality=90&strip=info&w=1024&crop=1)
Essas estações foram criadas para serem funcionais e discretas. Por exemplo, o design segue a curva suave dos túneis dos trens para reduzir o risco de colisões entre os passageiros.
Linha 9 – Chengdu, China
![chengdu-metro-line-9-interior-design_dezeen_2364_col_7-852×568 Linha 9- Chengdu, China](https://preprod.casacor.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/7/2022/06/chengdu-metro-line-9-interior-design_dezeen_2364_col_7-852x568-1.jpg?quality=90&strip=info&w=1024&crop=1)
Os estúdios de arquitetura J&A e Sepanta Design criaram 13 estações para a Linha 9 da rede de metrô de Chengdu, na China.
Com 22 km de extensão, esta linha de metrô possui estações com uma mistura de linhas fluidas e formas inspiradas pela flora e fauna locais. Por exemplo, o design da Jincheng Avenue em tons de lilás é inspirado nas flores de lótus.
![chengdu-metro-line-9-interior-design_dezeen_2364_col_3-852×568 Linha 9- Chengdu, China](https://preprod.casacor.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/7/2022/06/chengdu-metro-line-9-interior-design_dezeen_2364_col_3-852x568-1.jpg?quality=90&strip=info&w=1024&crop=1)
Aclamada como a primeira linha de metrô não tripulada no oeste da China, os trens da Linha 9 se comunicam usando a rede móvel 5G.
Orienktaj Station- Copenhague, Dinamarca
![cobe-copenhagen-metro-stations-docklands_dezeen_2364_hero_7 Orienktaj Station- Copenhague, Dinamarca](https://preprod.casacor.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/7/2022/06/cobe-copenhagen-metro-stations-docklands_dezeen_2364_hero_7.jpg?quality=90&strip=info&w=1024&crop=1)
O escritório de arquitetura Cobe e a empresa de engenharia Arup criaram duas estações de metrô como parte de um empreendimento portuário em Copenhague, na Dinamarca.
![cobe-copenhagen-metro-stations-docklands_dezeen_2364_col_6-852×852 Orienktaj Station- Copenhague, Dinamarca](https://preprod.casacor.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/7/2022/06/cobe-copenhagen-metro-stations-docklands_dezeen_2364_col_6-852x852-1.jpg?quality=90&strip=info&w=1024&crop=1)
O contorno da estação é uma silhueta grande, ousada e simples, evocando os guindastes, contêineres e armazéns que você vê nas docas.
Estações de Doha, Qatar
![un-studio-doha-metro-network-stations_dezeen_2364_col_9-852×716 Estações de Doha, Qatar](https://preprod.casacor.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/7/2022/06/un-studio-doha-metro-network-stations_dezeen_2364_col_9-852x716-1.jpg?quality=90&strip=info&w=1024&crop=1)
O escritório de arquitetura holandês UNStudio colaborou com o Departamento de Arquitetura Ferroviária do Qatar para criar 37 estações para o sistema de metrô (conduzido sem motorista) da cidade de Doha, no Qatar.
Composto por três linhas que saem da estação Msheireb, no centro da capital, as estações são unidas por uma linguagem única de design criada especialmente para o projeto.
![un-studio-doha-metro-network-stations_dezeen_2364_col_13-852×568 Estações de Doha, Qatar](https://preprod.casacor.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/7/2022/06/un-studio-doha-metro-network-stations_dezeen_2364_col_13-852x568-1.jpg?quality=90&strip=info&w=1024&crop=1)
Com o objetivo de ser moderno, mas refletir a história da cidade, as estações são todas projetadas para serem espaços abobadados.
Linha 2 – Salvador, Brasil
![feature_image Linha 2- Salvador, Brasil ; arquitetura; estação de metrô](https://preprod.casacor.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/7/2022/06/feature_image.jpg?quality=90&strip=info&w=1024&crop=1)
Assinado pela JBMC Arquitetura e Urbanismo, a arquitetura da linha 2 do metrô de Salvador, na Bahia, reconhece a rica condição natural e cultural da cidade.
![3MG_7933 Linha 2- Salvador, Brasil ; arquitetura; estação de metrô](https://preprod.casacor.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/7/2022/06/3MG_7933.jpg?quality=90&strip=info&w=1024&crop=1)
Os pilares pré-moldados em concreto inclinados foram concebidos para dar continuidade ao desenho da curvatura das telhas e proporcionar menor ocupação na superfície.
Estação do Centro Metropolitano de Vaughan, Canadá
![vaughan-metropolitan-centre-station-grimshaw-architects-toronto-canada_dezeen_2364_col_14 Estação do Centro Metropolitano de Vaughan, Canadá](https://preprod.casacor.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/7/2022/06/vaughan-metropolitan-centre-station-grimshaw-architects-toronto-canada_dezeen_2364_col_14.jpg?quality=90&strip=info&w=1024&crop=1)
Assinada pela Grimshaw Architects, a estação Vaughan Metropolitan Centre, no Canadá, apresenta um telhado côncavo revestido com milhares de painéis espelhados em formato quadrado que redirecionam a luz natural e artificial ao redor do espaço e às plataformas abaixo.
![vaughan-metropolitan-centre-station-grimshaw-architects-toronto-canada_dezeen_2364_hero2 Estação do Centro Metropolitano de Vaughan, Canadá](https://preprod.casacor.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/7/2022/06/vaughan-metropolitan-centre-station-grimshaw-architects-toronto-canada_dezeen_2364_hero2.jpg?quality=90&strip=info&w=1024&crop=1)
A segurança também foi uma preocupação fundamental para o projeto. A estação tem linhas de visão claras, com rotas de caminhada para escadas e portões facilmente visíveis.
Estação Wilhelm-Leuschner-Platz S-Bahn, Alemanha
![Station-Wilhelm-Leuschner-Platz-by-Max-Dudler_dezeen_5ban Estação Wilhelm-Leuschner-Platz S-Bahn, Alemanha](https://preprod.casacor.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/7/2022/06/Station-Wilhelm-Leuschner-Platz-by-Max-Dudler_dezeen_5ban.jpg?quality=90&strip=info&w=1024&crop=1)
Blocos de vidro iluminados revestem o túnel de 40 metros de comprimento que compõem esta estação de metrô em Leipzig, na Alemanha, assinada pelo arquiteto suíço Max Dudler.
![Station-Wilhelm-Leuschner-Platz-by-Max-Dudler_dezeen_2 Estação Wilhelm-Leuschner-Platz S-Bahn, Alemanha](https://preprod.casacor.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/7/2022/06/Station-Wilhelm-Leuschner-Platz-by-Max-Dudler_dezeen_2.jpg?quality=90&strip=info&w=1024&crop=1)
Uma paleta de materiais de concreto áspero é colocada contra esses elementos iluminados, enquanto a plataforma apresenta um acabamento de terrazzo pálido.
Linha M4- Budapeste, Hungria
![Budapest-metro-station-by-Hatvani-Adam_dezeen_784_6 Linha M4- Budapeste, Hungria](https://preprod.casacor.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/7/2022/06/Budapest-metro-station-by-Hatvani-Adam_dezeen_784_6.jpg?quality=90&strip=info&w=1024&crop=1)
O estúdio local Spora Architects projetou um par de estações para a linha de metrô M4 em Budapeste, na Hungria, com paredes escavadas com vigas de concreto cruzadas.
![Budapest-metro-station-by-Hatvani-Adam_dezeen_784_0 Linha M4- Budapeste, Hungria](https://preprod.casacor.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/7/2022/06/Budapest-metro-station-by-Hatvani-Adam_dezeen_784_0.jpg?quality=90&strip=info&w=1024&crop=1)
As estações empregaram um método de construção de “corte e cobertura“, no qual os espaços foram escavados de cima para baixo, em vez de minerados, permitindo que os arquitetos introduzissem a luz natural da superfície nos níveis mais profundos.