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1/6 OSCAR – Uma escrivaninha sofisticada de laca preta, com painel central revestido em chifre e emoldurado em latão. A superfície é apoiada por seis pernas de bronze moldado, esculpidas, com acabamento em patina ‘hena’ escura. Esse elemento é a única referencia literal a Niemeyer – as colunas do Palácio da Alvorada. A escrivaninha combina perfeitamente o passado e o presente, tradição a uma estética contemporânea. Com dimensões generosas, a Oscar é composta de nuances contrastantes; a sua superfície altamente polida da laca contrasta intencionalmente com a aparência rústica das pernas moldadas em bronze. À elegância sóbria da laca preta, inserimos um painel de chifre natural, emoldurado por uma guarnição de latão antigo. (Divulgação) 2/6 COPAN – Aparador horizontal revestido em galuchat natural e um painel superior feito de Koto cinza; Puxadores de cristal transparente soprados artesanalmente. Um móvel requintado para salas de estar ou jantar, com quatro gavetas espaçosas, nas quais se possa guardar louça ou prataria. O galuchat é paginado em listras horizontais irregulares, enfatizando o design e sua natureza horizontal e remetendo à obra de Niemeyer. Apoiado, no lado posterior, por duas pernas simetricamente cônicas de bronze moldado, com acabamento em pátina rústica e irregular. As portas são acentuadas por puxadores de cristal artesanal, cuidadosamente colocados, como uma constelação transparente. A superfície superior, moldada em Koto cinza, é dividida em quatro setores de folheado contraposto, que cria uma sinuosa e preciosa onda. (Divulgação) 3/6 CAPANEMA – Amplo e elegante, revestido em galuchat, esse móvel tem um tampo de Koto cinza com cantos arredondados e uma graciosa perna que se duplica em puxadores segmentados, feitos em latão moldado, patinado em bronze escuro. A paginação do galuchat é feita em listras horizontais, acentuando a divisão das três gavetas; os puxadores são ao mesmo tempo funcionais e ornamentais. O tampo de Koto cinza, lembra a paginação em chevron assimétrico presente em toda a coleção. O mesmo material é usado na base e nas pernas laterais e posteriores; artesanato da mais alta qualidade. Três gavetas largas, perfeitas para armazenar todos os nossos segredos, definem a linearidade da peça. (Divulgação/CASACOR) 4/6 TIJUCA – Antonio teve a idéia de criar um par desigual de criados mudos, próximos, porém de design individual, assim como dormimos, juntos porém separadamente, uns ao lado dos outros. Essa peça é revestida em marchetaria em palha e folheada em Anigré. O chassis e gavetas são envoltos por três listras horizontais, compostas de linhas inclinadas e contrapostas, que dão movimento e enriquecem a peça. O tampo e estante são folheados em Anigré, paginado em chevron. Pernas esbeltas moldadas em bronze irregular e rústico, contrastam com o resto do móvel. O acabamento nobre de marchetaria em palha ébano e a paginação do folheado, realçam a habilidade artesanal e a individualidade de cada peça. (Divulgação/CASACOR) 5/6 SAPUCAÍ – Lustre de folhas de mica natural, dourada ou negra, suspensas por uma estrutura de aço inoxidável polido, ou preto. Design, materiais e proporções são as principais qualidades do Lustre Sapucaí; cada elemento é perfeitamente equilibrado, e a mica fornece um filtro fascinante, elegante para a difusão da luz. Bem definido e elegantemente contido, o Sapucaí é a luminária perfeita para espaços contemporâneos, acrescentando um toque suave e clássico. (Divulgação) 6/6 FLAMENGO – Biombo em Marchetaria de Palha e Koto, composto de três painéis, cada um com perfil único. Os painéis são divididos em três áreas pela marchetaria em leque; a composição assimétrica, inspirada no paisagismo de Burle Marx, anima a peça. A sensação de transparência é proporcionada pelas amplas aberturas centrais em semicírculo e pelas bordas suavemente curvas. O pivô duplo entre os painéis permite a rotação total e posicionamento versátil. Graças à sua elegância formal, o biombo Flamengo separa ambientes sem totalmente bloquear. Perfeito para restaurantes e lounges, Flamengo leva acabamento de Marchetaria de Palha em Prata, característico de Alexander Lamont. (Divulgação)
Na Semana de Design de Milão 2017 , Alexander Lamont e Antônio da Motta – designer brasileiro radicado em Los Angeles – lançarão a Coleção Atlântica . Composta por oito peças, incluindo móveis em galuchat; luminárias de bronze e ouro; biombos feitos em marchetaria em palha, a linha é resultado da parceria entre os dois profissionais, um equilíbrio perfeito entre design e materiais.
A Coleção Atlântica é uma mistura de referências da arquitetura modernista brasileira. Segundo Lamont, movimento e natureza curvilínea dos desenhos refletem as raízes brasileiras de Antônio e são uma homenagem aos grandes modernistas da sua terra natal: Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Roberto Burle Marx.
“Sendo brasileiro e nascido logo após a fundação de Brasília, o Movimento Modernista é visivelmente presente no meu trabalho, embora nunca antes tenha criado uma coleção proveniente dessa visão e da sua contribuição. Contudo, essa referência combinada à maestria de Alexander, no uso de materiais tão veneráveis, impulsionou as peças em direção a um território antes inexplorado por mim. Foi uma experiência incrivelmente realizadora, como designer e admirador do design em toda a sua tradição”, comenta Antônio da Motta.