Continua após publicidade

MDW 2017: O Brasil invade Milão com design típico do país

Espelhados pelos distritos, os designers brasileiros marcam presença na 56ª edição da Milan Design Week, levando o melhor do Brasil para o exterior

Por Alex Alcantara, Fernanda Drumond
Atualizado em 6 fev 2019, 21h22 - Publicado em 3 abr 2017, 18h56
1.1# Brazil S/A – Pela 1ª vez expondo em Milão, está a Punto e Filo, referência em tapetes. Criados pelo designer Alfredo Barbosa de Oliveira, as peças possuem desenhos únicos e atemporais, confeccionados através de um processo artesanal em escala industrial. A marca brasileira apresenta suas criações durante o Brazil S/A, além de parceria com a A Lot Of Brasil para o I Salone. O tapete escolhido para este importante momento foi o “Inhotim”, modelo que nasceu de um processo criativo de uma gravura pintada à mão pelo designer da marca, inspirada na beleza singular de um dos mais relevantes Institutos com acervo de arte contemporânea do Brasil, apresentando um paisagismo que explora todas as possibilidades estéticas da coleção botânica. (Rafael Renzo/CASACOR)

MDW 2017: O Brasil invade Milão com design típico do país

Na maior semana de design, que ocorre em Milão, os brazucas marcam presença significativa pelas atrações, exposições e mostras que rolam pelo circuito. Isso porque a arquitetura, a decoração, o mobiliário e o artesanato local possuem um papel importante, não só para o país originário, como para todo o mercado, que enaltece a criatividade, a riqueza e a pluralidade do que é produzido pelos brasileiros.

Nos último anos, o design brasileiro tem sido reconhecido no exterior. Vemos isso com as peças de Lina Bo Bardi, Jader Almeida e Irmãos Campana, que trouxeram visibilidade e abriram caminho para os designers em formação ou recém graduados. Muitos desses também foram ganhadores de prêmios internacionais, mostrando a importância do Brasil neste âmbito. 

Em 2017, completando sua 8ª edição, o Brazil S/A, ocorre em Milão, paralelamente ao Salão Internacional do Móvel, que recebe cerca de 300 mil pessoas anualmente. Pelo terceiro ano consecutivo, o evento ocorre na tradicional Università Degli Studi di Milano (Universidade de Milão), em uma área exclusiva de 1.200 m². Os destaques ficam por conta das exposições: 100% Brasil, BE BRASIL, Ceramics of Brasil, Guard Rail e Neon – objetos caligráficos, Joias do Brasil e SETTE7 BRASIL.

Continua após a publicidade

Além da Brazil S/A, ocorrerá também a Rio+Designmostrando o melhor da bossa carioca, com peças de diversos designers, como Zanini de Zanine, Fernando Jaeger, Guto Indio da Costa, Bold e Ivan Rezende, Lattoog. A exposição, similarmente, acontece na Universidade de Milão.

Pelas ruas e distritos afora, os designers brasileiros também marcam presença nas lojas, galerias e exposições. Você confere todos eles na galeria abaixo!

Publicidade
Publicidade