Novembro Azul: o tom conscientizador presente nos espaços da CASACOR 2018
Conhecido como mês mundial de combate ao câncer de próstata, o novembro azul promove ações de prevenção à doença
Por Evelyn Nogueira
Atualizado em 17 fev 2020, 16h46 - Publicado em 7 nov 2018, 16h13
1/6 O nome do espaço Lobby “Pedra que Bolle”, de Angélica Paz, Cléo Linhares e Suellen Paul, foi escolhido a partir de uma lenda do Costão Norte da Praia de Ilhota, onde há uma pedra que se move de acordo com o bater das ondas do mar, nos períodos de ressaca. Para homenagear ainda mais a história, o azul não poderia ficar de fora: um tom escuro da cor foi escolhido para pintar as paredes. (Lio Simas/CASACOR)
2/6 Hall da Biblioteca - Bruno Carvalho, na CASACOR São Paulo 2018. As tonalinades do mar e o matizes do céu inspiraram o profissional no projeto. Paredes, revestimentos, móveis e acessórios compõem o mundo azul de Bruno. (MCA Estúdio/CASACOR)
3/6 Studio Sumisura - Gislene Lopes. A parede ao fundo do ambiente o os sofás na cor azul são os destaques do ambiente, integrado por painéis pivotantes de vidro que integram os ambientes sem roubar a cena (Jomar Bragança/CASACOR)
4/6 Quarto do Hóspede - Adriana Fontana, na CASACOR Ribeirão Preto 2018. Cores complementares, como o laranja e o azul, se combinam no projeto. Objetos coloridos sobre o tom azul se destacam. (Felipe Araújo/CASACOR)
5/6 Suíte do Rapaz - Beatriz Câmara e Inês Porto, na CASACOR Ceará 2018. Projetado especialmente para um homem, o azul prevalece no espaço, seja na parede da cama, como nos móveis que compõem o espaço e realçam ainda mais o tom. (Esdras Guimarães/Victor Eleutério/CASACOR)
6/6 Loft Industrial - Claudio Solari e Mónica Bazo, na CASACOR Peru 2018. O ambiente aposta na tendência do teto colorido e investe no azul, para garantir o aconchego do espaço. O tom aparece também nas peças do mobiliário. (Juan Pablo Del Rosario Minaya/CASACOR)
O Câncer de próstata, uma doença mais comum entre homens, é a causa de morte de mais de 28% da população masculina. Somente no Brasil, a cada 38 minutos, morre um homem por conta do câncer de próstata.
Para tentar evitar que essa seja a causa de morte de outras pessoas, o novembro azul foi criado como uma campanha de conscientização, aderida pelo mundo, para promover ações de prevenção e de conhecimento da doença. O movimento começou na Austrália, em 2003, quando ainda se chama Movember. O mês foi escolhido pois dia o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata ocorre em 17 de novembro.
Na CASACOR 2018, o azul dominou diversos ambientes. Na galeria acima, separamos eles para relembrá-los e homenagear uma campanha tão importante.