Continua após publicidade

Dia do Meio Ambiente: entenda como surgiu e a importância da data

Instituída pela ONU, a data mobiliza a comunidade internacional para a preservação ambiental; esse ano, foco está na restauração de terras

Por Redação
Atualizado em 5 jun 2024, 14h00 - Publicado em 5 jun 2024, 09h30

Uma das datas mais importantes para recordar a importância da consciência ambiental acontece nesta quarta-feira, 5 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Instituída pela ONU em 1974, a data mobiliza a comunidade internacional — entre governos, empresas, personalidades e indivíduos —, a tomarem iniciativa em favor da preservação do ambiente natural.

Além de chamar atenção para os problemas ambientais vigentes, a data também incentiva a adoção de atitudes sustentáveis no dia a dia.

O tópico sustentabilidade também tem sido cada vez mais discutido em arquitetura, que vem mobilizando esforços para superar o desafio de viver em harmonia com o meio ambiente, buscando soluções e recursos para popularizar as construções sustentáveis. Entre as medidas ecológicas e arquitetônicas, estão a construção modular, a conservação de água, a diminuição na emissão de gases poluentes, o aumento da eficiência energética, a gestão dos resíduos de obra e até a construção prédios totalmente verdes — os green buildings —, planejados desde a concepção até sua finalização para reajustar o microclima e melhorar a qualidade de vida nas cidades.

Thiago Borges Arquitetura da Paisagem - Jardim dos Quatro Elementos. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
Thiago Borges Arquitetura da Paisagem – Jardim dos Quatro Elementos. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (Israel Gollino/CASACOR)

Um dos pilares das mostras da CASACOR, a sustentabilidade é um princípio adotado em todos os projetos. Todos os anos, as mostras apresentam projetos que demonstram como aplicar a sustentabilidade em casa, prezar pelo reaproveitamento e pelo descarte correto de resíduos de obra e até a construir casas inteiras voltadas para minimizar o impacto no ecossistema.

Em 2024, o tema central da discussão do Dia Mundial do Meio Ambiente está voltado para a restauração de terras, após um ano marcado por mudanças climáticas e ondas de calor ao redor do mundo. Ambientalistas acreditam que o processo de reverter as secas e a degradação do solo é um dos caminhos mais eficazes para minimizar os impactos negativos do aquecimento global.

Como ajudar a preservar o meio ambiente?

 

green building sustentabilidade arquitetura construção verde jardim malásia construção sustentável casacor
(Jekaterina Nikitina/CASACOR)

Além de refletir sobre as ações sustentáveis, é mais importante ainda colocá-las em prática. A seguir, confira 11 dicas de como ser mais ecológico no seu dia-a-dia:

1 – Deixe o carro na garagem ao menos uma vez por semana. A dica é priorizar o transporte público ou o uso de bicicletas. Além de fazer bem à saúde, permite sobras no orçamento doméstico e evita geração de CO2 e horas perdidas no trânsito. Organizar rodízio de caronas entre vizinhos também gera resultados positivos.

Continua após a publicidade

2 – Reduza a geração de resíduos, principalmente de objetos plásticos, alumínio e outros itens poluentes e de alta toxicidade.

3 – Sepae o resíduo para a coleta seletiva. Crie um espaço para uma horta em casa, mesmo que pequena, e use os resíduos para fazer compostagem. Torna a alimentação mais saudável e reduz custos no fim do mês com supermercado/feira.

4 – Reduza o uso de água. Se for chuveiro elétrico, evite aquecer a água desnecessariamente no verão. Não lave carro ou calçada com mangueira. Quando não estiver enxaguando, lembre-se de fechar a torneira durante o banho ou ao lavar louça. Juntar um grande número de peças de roupa para usar a máquina de lavar também é aconselhável. A diferença na conta de luz, principalmente nos períodos de bandeira vermelha, pode ser grande.

Continua após a publicidade

5 – Sempre que possível, colete água da chuva. Com ela, é possível lavar áreas e calçadas, por exemplo.

6 – Desligue as luzes nos cômodos que não tiver ninguém, evite deixar eletrodomésticos ou eletroeletrônicos ligados sem necessidade. Se for viajar, tire todos os aparelhos da tomada.

7 – Dê preferência a produtos orgânicos e que sejam comercializados por produtores locais.

Continua após a publicidade

8 – Repense hábitos de consumo. A pergunta é: “Será que realmente preciso comprar isso?”. Vale para moda, decoração e para comida.

9 – Pequenas mudanças de comportamento podem fazer muita diferença: levar a própria sacola para as compras, usar uma garrafa, caneta ou xícara próprias, em casa e no escritório, evita o uso de material descartável.

10 – Não jogue fio dental, lenços umedecidos, cotonetes e absorventes íntimos nos vasos sanitários. Isso vale para alimentos e óleo de cozinha na pia também.

Continua após a publicidade

11 – Informe-se sobre os produtos que está adquirindo. Perceba se eles têm selos de baixo gasto de energia. Procure saber sobre energia solar.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade